Um Forum de Nova e Moderna
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Moda direto do lixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcele

avatar

Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 26

MensagemAssunto: Moda direto do lixo   Seg Set 27, 2010 7:15 pm



Colocar a palavra ‘lixo’ no nome de uma marca pode soar um pouco absurdo. Mas é de lá que uma estilista tira a matéria-prima para suas peças, provando que moda e lixo podem estar bem mais próximos do luxo do que imaginamos.

Uso de fibras de bambu, algodão orgânico e até mesmo papel reciclado agora fazem parte da festejada moda eco. No caso da marca paulista Maria Lixo, a contribuição parte das sacolinhas de plástico.

Ainda na faculdade de design de tecidos, Juliana Suarez descobriu que a indústria têxtil era uma das que mais causavam desastres ambientais. De acordo com a Environmental Protection Agency, órgão americano que monitora a emissão de poluentes no mundo, a indústria dos tecidos, por exemplo, está em quarto lugar no ranking dos que mais consomem recursos naturais. Por isso que, ainda estudando, Juliana decidiu: queria fazer algo que fosse sustentável e não que fizesse parte da poluição geral.

Para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação a jovem criou um projeto que agregava moda e sustentabilidade, a partir da reciclagem de sacolinhas plásticas. "Para o TCC fui pesquisando materiais que eu pudesse utilizar e que fossem disponíveis em abundância. Pensei no saquinho plástico e descobri que dava para usá-lo", relembra. Depois de 6 meses de erros e consertos, finalmente o saquinho virou tecido e a ideia começou a gerar frutos. "Hoje consigo fazer a bolsa com sete técnicas diferentes".

Juliana ressalta que não são todos os tipos de plásticos que podem ser utilizados, mas a maioria pode ser aproveitada. "Alguns são mais moles que outros e tive que aprender como lidar com cada produto. Geralmente utilizo plástico de loja porque tem apelo visual, é mais colorido. Os aproveito para poder melhorar o design visual do produto final. Mas utilizo todas as cores, inclusive o branco". Vale lembrar que as bolsas e acessórios são criados, desenvolvidos e finalizados a partir das mãos da própria designer, o que faz da Maria Lixo uma moda exclusiva.

Fora as garimpagens feitas pela proprietária da Maria Lixo, as sacolinhas também vêm de doações. "Para as bolsas, recebo de amigos e clientes, mas já fiz vários projetos de sacolas retornáveis para empresas - tive até que comprar do lixão, porque eram muitas embalagens - de brindes e também ministro workshops".

O processo para cada bolsa e acessório da marca é delicado. E, mesmo tendo a possibilidade de montá-las em escala industrial, Juliana opta por continuar com a unicidade. "Tem a questão do consumo. Não quero que a Maria Lixo se torne só uma banalidade, quero que seja especial e a individualidade do produto reforça isso. Você tem uma peça de consumo que toma cuidado e preserva. Os modelos são iguais, o que muda é o design dos tecidos".

Trabalho feito em bolsa de festa.

O foco atual da marca é aproveitar os saquinhos, mas Juliana ressalta que o plástico vai muito além deles. "É importante lembrar sobre a questão das embalagens plásticas, pois é o conjunto, o consumo sem consciência que prejudica o planeta".

Com todo o conceito de sustentabilidade em alta, muitas marcas entraram na dança dos produtos eco. Juliana cita Ronaldo Fraga, por seu jeito bem brasileiro de resgatar o sustentável. "Ele tem essa visão de valorizar a cultura brasileira. É um jeito de resgatar a sustentabilidade do Brasil". E lembra também da Osklen, por conta dos tecidos vanguardistas e das cores ecológicas, além da G Fazenda, na Vila Madalena, em São Paulo. "A loja tem essa preocupação com a reutilização do tecido, de ONGs. Tem o trabalho artesanal, bordado e costura. Eles pegam tecidos que sobram e transformam em joias para não desperdiçar".

Mesmo existindo quem se preocupe com o meio ambiente, Juliana ressalta que ainda é muito pouco o que temos com relação à moda. "Existem alguns movimentos que mudam um pouco, mas ainda falta muito para mudar realmente. Muita gente ainda não tem informação do que é ser sustentável. O conceito apenas virou moda e muita gente tira vantagem disso".

No site http://marialixo.webs.com, você pode conferir as coleções criadas pela designer têxtil. Ainda não dá para comprar online, mas você pode achar o endereço de algumas lojas onde os produtos Maria Lixo estão disponíveis.




Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Julia

avatar

Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 28
Localização : São paulo

MensagemAssunto: Re: Moda direto do lixo   Ter Set 28, 2010 6:58 pm

São muito bonitos. Mas deve dar um trablhao né. Justamente por dar esse trabaho do que as pessoas deveriam pensar mais sobre isso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bruna

avatar

Mensagens : 34
Data de inscrição : 01/10/2010

MensagemAssunto: Re: Moda direto do lixo   Sex Out 01, 2010 8:45 pm

É um bom trabaho de TCC
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
melissa

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/09/2010
Idade : 35

MensagemAssunto: Re: Moda direto do lixo   Qua Out 06, 2010 7:30 pm

Isso deve dar muito trabalho ne. Td mundo deveria aproveitar esses materiais reciclaveis
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ynes

avatar

Mensagens : 45
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: Moda direto do lixo   Sex Out 08, 2010 8:38 pm

eu so compro caderno reciclado, é bom, e ainda faz bem
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jack

avatar

Mensagens : 40
Data de inscrição : 29/09/2010
Idade : 33

MensagemAssunto: Re: Moda direto do lixo   Qua Out 20, 2010 9:13 pm

essas coisas recicladas, artesanatos, tudo que eh feio a mao, ngm da valor mais hoje em dia
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Moda direto do lixo   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Moda direto do lixo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» s812 travando direto
» [SINGLE] Moda dos Falsetes ft. Déborah
» [CLIPE] Moda dos Falsetes ft. Déborah
» Trapobelo Moda Mágica
» O quão lixo você é? Seu escroto do caralho

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Ellas :: Moda e Beleza-
Ir para: